Tour pela Europa – Roma

18/02/2017 • Eduardo Falcão • Materias

Estamos passeando pela Europa, conhecendo novas culturas e aproveitamos para voltar a escrever um pouco mais no nosso blog, como fazíamos antigamente. A primeira parada foi em Roma, a capital da Itália, que é uma das cidades de maior importância na história automobilística e de onde saíram a Alfa Romeo, Ferrari, Fiat, Iveco, Lamborghini, Lancia entre outros.

Algumas coisas me chamaram bastante a atenção aqui em Roma. Começa com a desordem no trânsito, motoristas não tem muito respeito a faixa de pedestres, várias motos andando por cima de calçadas e carros estacionados em todo canto, porém não vi nenhum acidente. A idade da frota local é bastante heterogênea com carros de todas as idades, muitos carros novos e muitos carros da década de 1990 e 2000. Outro ponto bastante interessante é o “tamanho” dos carros, enquanto no Brasil usa-se a política do “quando maior melhor”, aqui faz-se exatamente o contrário: a maior parte da frota é composta por carros compactos como o Fiat 500, Smart for Two, Toyota Aygo e vários outros que não consegui identificar. As scooters, ou motonetas, também se destacam na paisagem com seus grandes para-brisas e são pilotadas por gente de toda idade.

Para quem gosta de carros antigos, encontramos hoje dois que chamaram bastante nossa atenção, um Fusca (que eu acredito que seja o modelo 1303) em muito bom estado, e também um Fiat 500 modelo antigo que faz parte do Fiat 500 Club Roma devidamente identificado com adesivos.

Ah, quem acha que nossa gasolina é a mais cara do mundo, encontramos o combustível aqui sendo comercializado a módicos € 1,50, que convertidos pelo câmbio de hoje sai por quase R$ 4,94 o litro. Amanhã seguiremos com o nosso tour e publicaremos outras matérias, agora nos despedimos com alguns registros interessantes de hoje.

Comentários... Comente também: